55 anos da ASEAN e a importância da integração regional
- Josieli Santini
- 9 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
A Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) foi estabelecida em 08 de agosto de 1967 a partir da celebração da Declaração de Bangkok, na Tailândia. Na composição do grupo, Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura e Tailândia foram seguidos por Brunei, Camboja, República Democrática Popular do Laos, Mianmar e Vietnã. O objetivo inicial dizia respeito à cooperação econômica, social, cultural, tecnológica e educacional e à promoção de paz e estabilidade regional através dos princípios estabelecidos na Carta das Nações Unidas.
55 anos após a criação da ASEAN, qual a importância de iniciativas de integração regional como essa? Ao contrário da União Europeia, o bloco não buscou uma união monetária, senão promover a integração de países próximos geograficamente, mas diferentes do ponto de vista cultural. Os Estados que compõem a ASEAN possuem uma população de mais de 600 milhões de habitantes e caso fossem um país, seriam a quinta economia do mundo, com um PIB estimado de 3 trilhões de dólares. Em termos geopolíticos, os Estados estão localizados em uma região estratégica, circundando o Mar do Sul da China e a região do Indo-Pacífico.
O bloco, além de possuir acordos de livre-comércio com Austrália, Japão, China e outros países, conta com um corpo jurídico-político bem vasto. Dentro do bloco, diversas matérias, desde tráfico humano e terrorismo até emissão de vistos são formalizadas em documentos oficiais. A partir da integração regional, portanto, o bloco insere-se internacionalmente de forma competitiva, principalmente por contar com uma ampla gama de produtos e serviços.
Apesar de se tratar de um desafio à soberania dos Estados, em um cenário internacional onde as fronteiras estão cada vez mais diluídas e as questões atravessam limites territoriais em segundos, a integração regional fortalece os laços culturais e pode transformar um conjunto de países, ora isolados, em uma região com potencial econômico, político e social. A ASEAN, portanto, após 55 anos de sua criação, tende cada vez mais a se concretizar como player no sistema internacional.
Redação: @josisantini
Arte: @igorfmat
Comments