top of page
Buscar

Rumo à neutralidade de carbono: as ilhas de energia na Dinamarca

  • Foto do escritor: Josieli Santini
    Josieli Santini
  • 18 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de ago. de 2022

A Dinamarca, pioneira em geração de energia eólica, anunciou que vai acelerar a construção de ilhas de energia no Mar do Norte e no Mar Báltico. O país conta com mais de 400 ilhas em seu território, mas agora planeja adicionar ilhas artificiais a fim de melhor distribuir a energia já gerada em usinas eólicas “offshore”.


Este projeto, criado em 2020, é considerado o maior do ponto de vista energético no país e tem um custo estimado de US$ 34 bilhões. A expectativa era que as ilhas estivessem concluídas até 2030, mas desde a invasão russa à Ucrânia, a ideia é que o projeto ganhe fôlego. De acordo com Dan Jørgensen, ministro do Clima, Energia e Utilidades, as ilhas de energia são uma forma de cessar o financiamento da “guerra de Putin” com dinheiro europeu. Segundo a Agência Internacional de Energia, a União Europeia importa 40% do gás russo, enquanto outros 40% da matriz energética são gerados por fontes eólicas.


Mas o que são as ilhas de energia, afinal? Atualmente, a Dinamarca transfere a energia gerada pelas usinas eólicas “offshore” diretamente para a rede elétrica. As ilhas de energia, entretanto, funcionam como um centro de distribuição mais eficiente da energia gerada “offshore” para os sistemas de energia ao redor dos dois mares. Isso quer dizer que mais países devem se beneficiar com o projeto, uma vez que a região é estratégica.


O projeto-piloto prevê a construção da primeira ilha, que terá o tamanho de aproximadamente 120 mil m², a 80 quilômetros da costa oeste do país, no Mar do Norte. Já no Mar Báltico, o plano é que a ilha de Borholm abrigue um centro menor. Somadas, as ilhas terão um potencial de geração de 12GW em um primeiro momento.


Questionamentos, entretanto, foram levantados. A construção de ilhas artificiais é um método nunca antes explorado e há dúvidas quanto a sua eficácia. Além disso, a distância entre elas e o litoral pode dificultar as operações. O principal ponto, no entanto, diz respeito à conservação do ecossistema marinho, que deve sofrer muitos impactos.


Autoria: @josisantini

Arte: @igorfmat

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2022 por Josieli Santini. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page